Políticas da empresa

Clientes

O compromisso com a satisfação de nossos clientes deve refletir-se na busca por soluções que atendam as suas necessidades, alinhadas com a Missão da Empresa.
As relações com os clientes serão norteadas pela lei, pela honestidade, pela reciprocidade, pelo respeito e pelo atendimento com cortesia e eficiência, oferecendo informações claras, precisas e transparentes.

Autoridades

Observar os mais elevados padrões de honestidade e integridade em todos os contatos com administradores e funcionários do setor público. 
Abster-se de manifestar opinião sobre atos ou atitudes de funcionários públicos ou de fazer comentários de natureza política.
Observar sempre os mais elevados princípios éticos, cumprindo e respeitando os requisitos regulamentares, leis e normas vigentes

Política Anticorrupção

A Alpes Transportes define como regra para todos os seus colaboradores e diretores, o combate a corrupção em todos os graus e níveis da cadeia produtiva, sendo veemente contra o uso de propina, suborno ou vantagem, diante de seus clientes, fornecedores e autoridades, aplicando aos infratores sanções rígidas nos limites da legalidade, sem prejuízo das sanções previstas nas normas internas da empresa.

Responsabilidade social

A Alpes Transportes, entende a importância da sua relação com a comunidade local, fomentando ações voluntárias para o exercício da cidadania e desenvolvimento da comunidade local.
Acreditamos que a complexidade das relações humanas e sociais podem ser superadas com ações para estabelecer a justa oferta de oportunidades e forma igualitária a todos os cidadãos.
Nosso papel é a aplicação destes conceitos na empresa de forma a contribuir com a livre iniciativa de justiça social, além de apoiar meios para a diminuição do distanciamento dos menos favorecidos e distribuição equitativa de oportunidades, buscando erradicação da desigualdade social e de gênero dentro e fora da organização.

Responsabilidade social e ambiente de trabalho

A Alpes Transportes, entende a importância da sua relação com a comunidade local, fomentando ações voluntárias para o exercício da cidadania e desenvolvimento da comunidade local.
Acreditamos que a complexidade das relações humanas e sociais podem ser superadas com ações para estabelecer a justa oferta de oportunidades e forma igualitária a todos os cidadãos.
Nosso papel é a aplicação destes conceitos na empresa de forma a contribuir com a livre iniciativa de justiça social, além de apoiar meios para a diminuição do distanciamento dos menos favorecidos e distribuição equitativa de oportunidades, buscando erradicação da desigualdade social e de gênero dentro e fora da organização.
• Somente é admitido o trabalho dos jovens adolescentes nas condições legalmente autorizadas, e ainda assim, tendo em foco o desenvolvimento psicossocial e profissional destes;
• A empresa disponibiliza aos interessados, os dados de controle e comprovação do cumprimento das políticas ora adotadas, difundindo e promovendo a multiplicação dos princípios que adota e pratica, no que diz respeito à responsabilidade social empresarial e ao ambiente de trabalho.

Colaboradores

Nossos colaboradores devem exercer suas atividades com ética, profissionalismo, respeito e responsabilidade, prezando pelo cumprimento deste Código de Ética e Conduta da empresa.
As relações pessoais devem ser livres de preconceitos quanto a cor, orientação sexual, religiosidade, origem / naturalidade, classe social, idade, deficiência física ou mental, inclinação política, tratando a todos de forma igual e isonômica.
Não utilizar de bens da empresa ou de clientes para fins particulares, devendo prezar pelo bom uso e conservação dos bens confiados, evitando a perda, prejuízos materiais e corporais, visando sempre a proteção a vida e ao meio ambiente.

Fornecedores

A escolha e contratação de nossos fornecedores são baseadas em critérios técnicos, profissionais, éticos e financeiros, devendo ser objeto de satisfação aos objetivos e necessidades da Empresa.
Prezamos pelo desenvolvimento de relações leais, duradouras com reciprocidade no cumprimento dos contratos e obrigações assumidas.
Também levamos em consideração aspectos ligados a conduta perante a sociedade e a proteção ao meio ambiente.

Concorrência

A competitividade deve ocorrer de forma justa e leal, baseada em princípios éticos, seguindo as normas e legislações aplicáveis, jamais utilizando palavras, gestos ou atitudes difamatórias.
Utilizar apenas meios legais para obter dados da concorrência, através das trocas diretas e indiretas, mantendo sigilo para com as informações obtidas, respeitando, assim, a confidencialidade das mesmas.
Proteger as informações sigilosas de propriedade desta Instituição, somente fornecendo-as para os concorrentes mediante aprovação formal da Gerência.

Trabalho infantil e escravo

Condenamos a prática de trabalho escravo ou condições análogas, bem como a utilização de mão-de-obra infantil em nossa empresa, parceiros e clientes. Acreditamos que o trabalho é o pilar da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, desde que seja observado os preceitos legais, morais e sociais.
Atuamos com diligência no desenvolvimento de nossas atividades, para não incorrer em supressão de direitos e garantias constitucionais, sobretudo a Declaração Universal dos Direitos Humanos e ao Estatuto da Criança e Adolescente.

Prostituição infantil

Uma das formas que a Alpes Transportes atua para melhorar a nossa sociedade, é através da conscientização e fiscalização dos nossos profissionais do volante quanto ao combate a prostituição infantil.
Temos ciência de que a prostituição infantil é uma mazela social ligada a vulnerabilidade financeira que expõe as crianças a uma prática ilegal e cruel.
Não há tolerância para colaboradores infratores que serão prontamente desligados, além de denunciados às autoridades para as devidas medidas legais.

Política de álcool e drogas

A Alpes Transportes Ltda, buscando manter uma boa qualidade dos seus serviços, entende que todos os seus colaboradores estejam sempre em plenas condições de saúde física e mental. Para tanto, informa que não permitirá que os seus colaboradores, quando estiverem exercendo atividades laborais nas dependências da empresa, ou a serviço dela em qualquer local:
• Ingiram bebidas alcoólicas ou drogas de qualquer natureza;
• Transportem drogas de qualquer natureza em veículos da empresa;
• Portem bebidas alcoólicas ou drogas de qualquer natureza.
Nos casos em que forem confirmados tais fatos, o colaborador será afastado das suas atividades, uma vez que fica caracterizada a não conformidade com as normas da empresa.

Disciplina

A Alpes Transportes Ltda., além de objetivar as melhores condições de trabalho e saúde dos seus colaboradores, busca manter a harmonia e a disciplina em suas dependências e fora dela. Para os casos em que forem verificados desvios de conduta no andamento dos trabalhos motivados por atitudes inadequadas de colaboradores indo de encontro com a Lei e convívio social, bem como o descumprimento das normas internas, a empresa aplicará sanções disciplinares amparadas por lei, que variam de acordo com a falta praticada.
As penalidades passíveis de aplicação pela Alpes Transportes Ltda. são as seguintes:
• Advertência Verbal:  É aplicada pela chefia imediata à qual o colaborador está subordinado;
• Advertência por Escrito: Igualmente aplicada e decidida em nível de gerência.
Os procedimentos decorrentes desta penalidade estão a cargo do Departamento Pessoal;
• Suspensão: Da mesma forma que para a Advertência por Escrito;
• Demissão: Tal penalidade só será aplicada e decidida à nível de gerência, e os procedimentos decorrentes estão a cargo do Departamento Pessoal.

Segurança patrimonial

A Alpes Transportes Ltda., visando preservar a segurança e a integridade física dos seus colaboradores, visitantes, das suas instalações e equipamentos, bem como do patrimônio dos seus clientes, temporariamente mantidos nas suas dependências, envidará todos os seus esforços na guarda e fiscalização dos mesmos através de apropriados sistemas de vigilância.
É desejo da empresa que todos os seus colaboradores estejam a par desta política de segurança e colaborem de maneira decisiva para o bom atendimento da mesma.

Política de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente

Buscar uma melhoria contínua na qualidade da prestação dos seus serviços de Transportes de Cargas Líquidas a Granel, garantindo nas suas operações  e nos seus processos de trabalho, a saúde e a segurança dos clientes, colaboradores e da comunidade, bem como a preservação do meio ambiente nas suas áreas de atuação. Desta forma a empresa pauta suas ações em: